quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Não Terás outros deuses diante de mim

A idolatria e a igreja dos nossos dias


Idolatria, o que é? – esta palavra é formada por dois vocábulos gregos (eidolon = ídolo e latria = adoração e significa adoração a ídolos. 
Teologicamente falando, idolatria é tudo aquilo que tira a primazia de Deus, ou seja, o apego excessivo a pessoas ou objeto.

“Não terás outros deuses diante de mim - 
Ex. 20:3”

A idolatria, além de ser uma obra da carne (Gl.5:20), é uma afronta a Deus, pois rouba lhe a glória e consagra a a obras fúteis e sem o menor valor , ignora a sua eterna soberania e  zomba dos seus mandamentos. Quantas vezes teríamos afrontado a Deus, com os nossos bezerros de ouro? Talvez fosse melhor perguntar será que existem algum bezerro de ouro tomando a primazia de Deus em nossa vida?

Às vezes fico pensando: se o apóstolo Paulo vivesse em nossos dias, a sua perplexidade seria muito maior diante dos idólatras e ídolos do presente século. Em sua segunda viagem missionária ele ficou muito preocupado porque sabia o quanto Deus abomina a idolatria. 
Hoje, muitos desses ídolos estão camuflados dentro das igrejas. 
Não podemos nos conformar!
O primeiro pecado introduzido no mundo foi a idolatria (Ez cap 28). A idolatria é condenada na bíblia de forma clara e evidente (Ex. cap 20:2-4; II Rs 17:1-23; II Cr 36:11-21). 
Todos os profetas levantados por Deus exortaram ao povo de Israel a não praticar a idolatria.
No concílio de Jerusalém, na época do novo testamento, anciões e apóstolos eram inspirados pelo Espírito Santo de Deus a debaterem contra a idolatria diante dos fiéis (At 15:29); 
Os apóstolo Paulo e Pedro também falaram aos cristãos duramente sobre a idolatria (I Co 10:14 e I Pe 4:3).
Quando se fala de ídolos, normalmente fazem menções às diversas imagens de santos. 
Podemos observar nas histórias relatadas pela palavra de Deus que eram muito diversificados os cultos apresentados ao longo da história vivida pelo  povo de Israel. 
Eles se envolviam tanto com as crenças de outras nações, até chegarem ao ponto estabelecer as mesmas práticas que eles. 
Deus falou de diversas maneiras através dos profetas por ele levantados. 
O povo erravam, provocavam a ira de Deus e, quando se viam desamparados voltavam arrependiam e pediam perdão. 
Deus, por sua infinita bondade e misericórdia, permanecia fiel às suas promessas feita aos patriarcas e perdoava lhes os pecados, restaurando novamente a aliança por eles quebrada. 
Com o passar do tempo, eles vinham praticando o mesmo pecado de idolatria. Eram capazes de esquecer os milagres vividos a partir do caminho ao deserto, mas não eram capazes de esquecerem da prática de idolatrias vividas no período da servidão do Egito.  
Era muito visível a infidelidade daquele povo para com o seu Deus!
Hoje, vivemos em uma época de terrível idolatria. 
Muitos que se dizem povo de Deus dentro das igrejas vivem  a prática de escancarada idolatria. Eles Falam de Deus, mas, bem que existem   “os bezerros de ouro, os moloques e diversos outros deuses” cheios de disfarces, para serem adorados nos seus cultos. 
Enganam a muitos; mas ao Senhor nosso Deus jamais enganarão!
Os ídolos saíram dos templos de pedras e vieram para os templos humanos, ferindo ao coração de Deus e causando lhe grande  ira. Eles se deixaram contaminar!
Jesus está voltando para buscar a sua Noiva Fiel, portanto vamos estar atentos para este grande dia. Não esqueçamos jamais que a primazia é DELE e que os idólatras não herdarão o reino dos céus!

Adoremos somente a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário